sábado, 12 de abril de 2008

Voltando ao grão-de-bico...

Depois de uma semana muuuuuito ocupada, pensei que no fim de semana, finalmente, eu poderia voltar ao blog, para, inclusive, dar notícias sobre o que foi feito com toda aquela enoooorme quantidade de grão-de-bico que o marido cozinhou de uma só vez! E, de quebra, postar sobre outras coisas que estão fervilhando na minha cabeça!
Doce ilusão... Amarga foi a realidade: o PC resolveu fazer greve! Desde sexta-feira ele não acessa a internet! Para ser mais exata, ele não acessa alguns sites básicos, como Google, blogspot.com, entre outros. O Gmail ele até acessa, mas não envia emails! MISTÉRIO!!! O marido lindo e prestativo, responsável pelo setor de tecnologia e informática do lar, já tentou de tudo! Não entende... O jeito agora é chamar um técnico especializado... urgente, pois além de postar eu "preciso" visitar mil blogs!

Enquanto isso... Arrumei hoje um computador alheio para escrever este post!Ainda bem que ele já estava quase pronto, salvo como rascunho!

Voltando ao grão-de-bico...

Recebi cada receita, dica e sugestão fantásticas! Uma melhor que a outra! Anotei todas! MUITO OBRIGADA!!! Pena que, no agito da semana, acabei não colocando nenhuma em prática! Bem, na verdade uma dica eu pratiquei sim: foi a da Laila, que me sugeriu congelar o grão-de-bico. Antes que tivéssemos overdose do graõzinho, achei melhor mandar uma parte dele hibernar no congelador! Ah! Também conheci o blog Rei da Colher, indicado pela Gi! Adorei!

Bem... a parte do grão que não virou picolé, virou lanche da noite no melhor estilo 'improviso criativo para usar o que a nossa geladeira tem para oferecer'. Adaptando e misturando receitas, acabamos comendo um delicioso ensopado e várias saladinhas (acho que só tem fotos de 1!).

A receita do ensopado com cubinhos de frango eu achei no site Chef on line bem aqui, mas modifiquei, pois eu tinha uma porção de frango desfiado no congelador!
Fiz assim:
Dourei 1 dente de alho amassado e o frango desfiado no azeite. Depois acrescentei o grão-de-bico, já cozido, 1 cenoura pequena cortada em cubinhos, salsinha (direto do vasinho!) e uma colherzinha de sal. Cobri com água e cozinhei por uns 25 minutos, colocando água mais uma vez para não secar.
Ficou assim:

O gosto é bem suave e acho que a salsinha, que deu o toque especial e delicado, me fez lembrar o tempero da canja de galinha da vovó!

A saladinha, por sua vez, foi preparada a 4 mãos... Quando eu cheguei do trabalho, o maridinho já tinha preparado a maior parte e só pediu para eu montar o prato, acrescentando alface e grão-de-bico.

Muito nutritiva e saborosa: abobrinha e cenoura em lâminas compridinhas e finas ("raladas" com o descascador de legumes), milho, kani picadinho bem pequeno, pimenta dedo-de-moça picadinha sem semente, folhinhas frescas de manjericão, azeite extra virgem e vinagre (só um pouquinho). Para acompanhar, uma torradinha de pão sírio com azeite e orégano. Hummm... Combinação deliciosa: o picante da pimenta, o crocante da torrada e a suavidade da alface e toda a mistura de sabores!


Olha ela aí:


Agora é torcer para a greve do computador acabar logo!

9 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
laila radice disse...

Flavinha q bom q foi util minha dica...olha fiquei babando por esse ensopadinho...hummm tah com uma carinha boa...

assimq seu gmail parar de sre chato manda um email pra lailaradice@gmail.com, assim conseguirei responder seus comentarios...

a Chris é sua conterranea...e foi msm delicioso o encontro! bjs

Filipa disse...

Flavinha a sua salada está com um aspecto muito bom.

Espero que a greve do computador não seja muito longa :)

Beijinhos

Marcia disse...

Hmm, esse blog só tem coisas gostosas! Resolveu o problema com o computador? Bjs

Ana Canuto disse...

Viu só ??? Tá diversificando a arquitetura....virando uma arquiteta da comida. Acho que aos poucos vc vai começar a fazer muitos paralelos entre a sua profissão e a de "cozinheira". Parabéns, ficou tudo lindo e acho que gostoso.

Letrícia disse...

Oi, Flavinha! Que bom que você gostou do blog :-)

Olha, acho que dá, sim, para fazer a rosca de coco com fermento fresco. Dei uma olhada no site da Fleischmann e eles deram a seguinte correspondência: para cada 5g de fermento instantâneo (1/2 pacotinho), 1 tablete de fermento fresco (15g).

Depois me conte como ficou!

Beijos!

Fabrícia disse...

Flavinha que saudades de ti...Esse ensopadinha piscou para mim....miam.
Bjcas.

claudia disse...

Olá! Fico feliz por ter sido útil e já agora grão de bico com bacalhau desfiado, mesmo o bacalhau cru desfiado, com cebola, azeite e rodelas de tomate com grão de bico cozido e frio???Delícia, experimenta!! A torta realmente é memso muito boa e muito suave e pouco doce, muito levezinha! Adorei este pratinhooo!

laila radice disse...

flavinha sim o fermento fresco é o de tabletinha, o de padaria...bjs