quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Falsos Muffins inventados por mim!

Eu estava doida para estrear minhas lindas forminhas coloridas de silicone: presente da minha mãe, que quando as viu já me imaginou fazendo bolinhos para os meninos fofos, e assim me presenteou, mesmo sem ser dia de aniversário!

Pensei que a estréia seria com muffins, afinal já tenho muitas receitas selecionadas e nunca fiz um muffin na vida! (Bem , na verdade eu descobri que não sei qual a diferença entre muffins, queques, cupcakes e minibolos! Alguém pode me explicar???)

Aí, vi um ovo quebrado na geladeira, precisando ser utilisado com urgência, e lembrei que tinha um pacote de massa pronta para bolo de baunilha no armário! (Nem adianta fazer cara feia, porque massa pronta é muito prática, sim! Claro que o bolo caseiro tem seu lugar, mas para quem está sempre na correria, estas facilidades modernas não podem ser dispensadas!)

A embalagem da massa pedia para acrescentar dois ovos, 100ml de leite e 4 colheres de margarina. Foi aí que resolvi ser criativa para incrementar o bolo: fui à padaria e comprei um iogurte de baunilha com geléia de morango no fundo do pote! Nem conhecia este iogurte, mas quando olhei para ele acho que ele sorriu para mim!

Então eu substituí parte do leite por iogurte de baunilha e bati tudo na batedeira.


2/3 da receita eu fiz como indicava a embalagem do bolo. Para o 1/3 restante eu segui minha intuição e acrescentei a geléia de morango.

Coloquei nas forminhas mais ou menos untadas e enfarinhadas e... Ficou exatamente como eu queria, bem fofinho e bem molhadinho!

Como a experiência deu certo, eu resolvi fazer um repeteco, mais confiante, com a receita inteira para o aniversário do meu pai!

Comprei outra massa pronta de bolo de baunilha e 3 potinhos do frutambé de baunilha e geléia de morango! Além do iogurte ainda usei um pouquinho de leite porque achei que estava muito pesada a massa!

Renderam 12 forminhas de silicone(que são bem pequenas) e mais 8 forminhas de empada (um pouco maiores)! Acompanhamos com sorvete de creme.

Na hora de 'montar' e colocar a vela chamei o sobrinho fofo para me ajudar e ele delirou dizendo que o bolo do vovó era de castelo!

Parabéns, papai! Que esta alegria se repita muitas e muitas vezes!

8 comentários:

Fabrícia disse...

Flavinha como ficaram fofos....adorei a adição de iogurte ele deixa tudo tão macio.... Parabéns para o papai....esse bolo de muffins ficou lindo.... o sobrinho tem razão.

Bjcas...

Aline Neme disse...

Flavinha, vc sabe que esse dúvida também me persegue!!!

Bjundas

Nani disse...

Nossa parabéns! Ficaram lindos!
Beijos

Agdah disse...

No meu entender, os cupcakes são leves e amanteigados. Tipo bolo de baunilha em menor proporção. Os muffins são mais densos e ricos podendo conter farinhas diferentes, aveia, frutas, nozes, etc

Cinara disse...

Adorei seu "castelo de muffins", Flavinha!!! Pela foto, vejo que os meninos também gostaram... E parabéns atrasado para o seu pai!
Quanto à sua dúvida, vou copiar aqui uma resposta que dei em um post que fiz há algum tempo: "Basicamente, os muffins são misturados à mão, e os cupcakes são batidos na batedeira. Isso já afeta a textura de cada um, pois os muffins ficam mais secos e "endurecem" mais rápido, enquanto os cupcakes ficam mais úmidos e se mantêm fofinhos por mais tempo. Outra diferença é a relação ovos-farinha de cada um: a maioria dos muffins (em receitas que rendem 12 unidades) leva apenas 1 ovo, enquanto nos cupcakes as receitas incluem no mínimo dois ovos e um pouco mais de líquido. Por fim, muffins não costumam ser decorados com glacês como os cupcakes, e são servidos puros em lanches ou no café da manhã.".
Eu gosto dos dois, mas na hora da pressa, os muffins são bem mais práticos! ;o)
Beijinhos e boa semana!

Laurinha disse...

Que bom que a mestre Cinara explicou... é isso aí!
Beijinhos

Filipa disse...

Flavinha, os muffins ficaram com muito bom aspecto. Foi uma bela invenção não haja dúvida :)
E parabéns para o seu pai!

beijinhos

ameixa seca disse...

Que forminhas lindas. Eu ainda não tenho :(
Parabéns para o teu pai! Que fique poor muitos anos na vossa companhia ;)