sexta-feira, 6 de junho de 2008

Mimo de mãe...

Ouro vermelho...

Outro dia, minha mãe descobriu que o colorau, feito com as sementes do urucum, além agregarem um suave sabor e uma intensa cor a diversos pratos culinários, também tornava a receita mais saudável! Afinal ele contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C (informações tiradas daqui e daqui)

Também dizem que ele tem propriedade adistringente, afrodisíaca, antiasmática, antidiabética e antibiótica!

Diante de tudo isso e de um pé de urucum bem carregado lá no sítio, ela não teve dúvidas: juntou muitas sementes, socou num pilão e me presenteou com um potinho de colorau! Feito com amor de mãe, este colorau vai deixar tudo mais gostoso!




As fotos mostram: a flor do urucum, o urucum ainda “verde” e depois madurinho, já aberto com as sementinhas dentro e, por fim, o colorau preparado pela mamãe.

E pesquisando para escrever este post eu ainda descobri que socando as sementes ainda verdes podemos fazer um colorau amarelo!

13 comentários:

Fabrícia disse...

Adoro Flavinha...quando morava no Brasil usava e abusava..peninha não ter por aqui. Post divino...adorei saber das propriedades do urucum.
Bjcas.

Nela disse...

Flavinha cá em Portugal eu uso muito o colorau adoro mesmo porque além de temperar bem a comida dá um gostinho divino.Não sabia era das propriedades que ele tinha.Viver para aprender não é verdade?bjo

laila radice disse...

flavinha adorei as fotos e as informações...o tal urucum amarelo é novidade total...farei usando o urucum do sitio do papis...alias lá tem de monte...bjs

Marcia disse...

Que bela aula sobre o urucum - adorei! Bj

Nani disse...

Adorei saber da informação, eu amo colocar colorau em tudo!
E quando eu morava em sitio, já faz muito tempo, rsrs minha mãe sempre fazia!
Beijos

PH disse...

Que legal... Multi uso! Será que ajuda com mal-olhado?

rsrsrs

bjin Flavinha!

Ciça Donner disse...

Mana como ela consegue fazer ele em pó??? nao fico sem colorau aqui em casa e quando vou ao Brasil trago aqueles liquidos, em garrafa, mas logo acabam e volto ao pó

claudia disse...

Que engraçado. eu uso colorau vermelho mas já´compro em pacotinhos, não é???Logo, nem sabia como era feito!

Laurinha disse...

Não tenho o hábito de usar colorau... adorei saber das propriedades!
Beijinhos,

Filipa disse...

Aqui temos muito o hábito de usar colorau mas desconhecia as propriedades do mesmo, que belo post este!

beijinhos

Cristiana Soares disse...

Quero uma mãe assim também...

Cris disse...

Não sabia de todas estas propriedades!!! Vou aumentar o consumo... Minha sogra tem um pé lindo sempre carregado no quintal, sempre tiro fotos porque acho a flor linda! E ela mora em Minas... acho que mineiro é mais chegado no colorau né.

oquefazerprojantar??? disse...

também trouxe aí do Brasil urucum que uso para "colorir" a comida. Gostei de saber que é saudável. Obrigado pelas dicas da mamãe.