segunda-feira, 8 de março de 2010

Natal depois do Carnaval!?! ou "o incrível pequenino apê"


Em um país que tem carnaval o ano todo, através das micaretas, até que não seria tão original!!!

Mas o caso não é esse... É bem mais simples! Eu não queria deixar de postar a minha decoração de natal em 2009 e a transformação da mesma para receber o ano novo 2010, só que já chegamos em março!!!

Eu descrevi assim suscintamente meu último reveillon, por email, para uma amiga:

A virada do ano foi totalmente inusitada e deliciosamente surpreendente! No meio de tanta chuva e com a falta de férias, pois o prefeito me colocou para trabalhar até dia 31, optamos por reunir as famílias: meus pais, minha vó e os pais do (marido lindo), sua irmã com namorado e a tia dele! De última hora ainda apareceu a minha madrinha! E o melhor: sabe onde aconteceu este mega evento para 11 pessoas? No nosso pequenino apê! Apostei que pareceríamos a multidão de Copacabana! Mas no fim das contas, com uma reformulação total do lay-out e um clima super agradável entre as duas famílias que praticamente só tinham se encontrado no nosso casamento e uns 2 aniversários, tudo correu maravilhosamente bem, com muita alegria! Família é bom, né? Depois eu mando umas fotos!

No dia 31/12/09, até às 2hs da tarde, a sala do pequenino apê era assim......

Biombo com as fotos natalinas e as bolas vermelhas!

Árvore de Natal, presépio, bolas douradas e velas sobre o aparador!

No inicinho da noite, para receber meus mais preciosos convidados para a ceia de ano novo a sala do pequenino apê ficou assim:

O biombo foi passear em outro cômodo e o aparador veio para perto da entrada!
As mesas que juntas fazem a mesa de jantar da casa foram separadas para acomodar mais cadeiras!

O aparador serviu de apoio e, na falta de espaço, a cor das taças serviu para decorar ao lado dos castiçais rococós e da imagem de Nossa Senhora.

E eu ainda não disse tudo! Para agradar gregos e troianos, nada de simplificar e reduzir o cardápio! Além dos petiscos - castanhas, nozes, avelãs, amendoas, passas e queijos - tivemos três carros chefes (que eu não fotografei, mas aí também já era demais para eu dar conta, né?): sushis diversos (comprado pronto), falso bobó de camarão com verdadeiro catupiry (receita criada pela minha mãe) e bacalhoada à moda da minha sogra!

Eu me imcumbi da sobremesa: salada de frutas "natalinas", com calda de morangos e mirtilhos e creme 'divino'! A inspiração veio daqui e daqui, mas foi uma livre adaptação!

(a foto não ficou nada boa!)

Para a salada:
melão em bolinhas (usando o boleador), uvas verdes sem sementes, pêssegos, nectarinas, ameixas e cerejas.

Para o creme:
era para ser mascarpone, mas eu substituí por creme de ricota, batido com mel e raspas de casca de limão siciliano.

Para a calda:
morangos, mirtilos (blueberries), acúcar e suco de limão siciliano.

Montagem:
creme + salada de frutas da época + calda vermelha + sementes de romã

Criei também uma versão sem açúcar utilizando um sorvete diet de baunilha com frutas vermelhas no lugar da calda e do creme!

Para finalizar ainda tínhamos castanhas portuguesas, preparadas pelo vovó, mas a comilança e a diversão foi tanta que só lembramos delas quando os últimos convidados estavam se despedindo!

Aproveito para desejar, mais uma vez, um feliz 2010, com muitos motivos para comemorar! Tim tim!

12 comentários:

Carol Flor disse...

Hummm...
Lindo e gostoso...
rsssss
Vou experimentar essa sobremesa, rsss

Carol disse...

Flavinha, que reveillón deliciosos!
De onde nos conhecemos, "minina"?!?!?! Vejo seus comentários no meu blog (www.crescendocomlarissa.blogspot.com) e vejo sua foto de quando era pequenina e fico curiosa! Você é filha da Leninha?
Abraços,
Carol Ratton

Flavia disse...

hummmm... quantas coisas gostosas! Fiquei com agua na boca!

respondendo teu comentário lá no blog, essa nevasca que eu postei, foi totalmente inesperada e fora de lugar. Aqui em Barcelona, quase nunca neva, e a ultima que deixou a cidade assim toda branquinha foi no ano 93.
Em abril o clima está mais "ameno"... em média 15º, ou seja pode trazer jaquetas e muitas blusas de manga comprida. Depende da cidade que vocês forem o friozinho pode ser maior.
A primavera e o calor começam de verdade a partir de junho.
Espero que vocês tenham sorte de pegar dias bonitos por aqui, porque a cidade é linda, e com sol mais ainda.
Qualquer coisa fica a vontade pra perguntar, tá?

bjs

Isabela Tibo disse...

Olá Flavinha! Que delícia de reveillon... a decoração do seu "incrível pequenino apê" ficou linda! Beijos

disse...

Adorei a decoração natalina e a recepção de Ano Novo que você preparou. Bom gosto, carinho e vontade de fazer uma festa bacana vencem mesmo qualquer falta de espaço! E as suas unhas azuis? O luxo que faltava, hehehe. Beijão e um super ano para você

"Manjares da Manu" disse...

Olá, desculpe por não ter passado por aqui antes,meu computador está dando uns pitis!!!
Obrigado por sua visita!!!

Bjs...E um ótimo domingo!!!

Haaaa, ficou tudo muito lindo!!!

Fabiana disse...

Parabéns pelo seu cantinho, e pela harmonia do seu natal!
A decoração ficou linda e a sobremesa maravilhosa. Bjs!

Pitadasdilu disse...

Flavinha, obrigada pela visita. Eu amei teu blog, muito legal. As fotos ficaram lindas da decoração e a salada de frutas também. Família realmente é tudo de bom.
Bjos, Lú.

® disse...

Oi Flavinha!
Vim visitar seu cantin e já gostei de sua decoração do natal...e nem carecia de tê tirado os enfeites cumadi...imaginô que daqui a pouco é natár de novo?! Tempo voando...:]
Gostei da saladinha e de todos a decoração...mas amei mais o azul de seu copin e da unha...côdimeutime amado...Zeiro! =D Lindo, né?!
Um bejim procê,
da Vinni

Gina disse...

Flavinha, ficou linda a decoração! Muito aconchegante.
Nem me causa estranheza Natal depois do carnaval. Penso que logo estaremos comemorando o próximo Natal, ainda mais em ano de Copa e eleições!
Bom final de semana!

Anônimo disse...

Flavinha, que delícia esse Ano Novo hein!? Adoro suas receitas e já fiz algumas aqui em casa.

Lud disse...

Flavinha! Tô muito atrasada! Ainda não tinha comentado essa postagem! Estou uma amiga e seguidora muito relapsa... Achei lindo seu apê!!! E a foto das frutinhas ficou ótima! Deu água na boca!!! Hummmm.... Beijinhos!