sábado, 27 de março de 2010

Marido 'chef' em um jantar 'folk'



Tivemos mais um daqueles jantar entre amigos que já contei aqui (quando eu levei a sobremesa).

A diferença é que desta vez o jantar era por nossa conta! E a sobremesa é que foi delegada a outros!


E como o marido lindo já havia prometido aos amigos, atacamos de culinária folk, um conceito do marido lindo que eu já expliquei aqui! Ele foi o chef e eu a ajudante!


O prato escolhido foi frango na cerveja preta com farofa de maracujá!


Escolher o prato não foi nada fácil... Aliás, foi o mais difícil! Eu explico:
Para ser folk tínhamos que escolher um prato que remetesse às nossas raízes, à nossa tradição... E como bons mineiros, a gente logo pensou em costelinha (fizemos uma ao molho de vinho de jabuticaba, certa vez... sem comentários! e tem também a versão no suco de mixirica! hummm...), feijão tropeiro, pernil, frango com quiabo e tantas outras! Mas, existia um porém: dentre os nossos amigos um não come carne de porco (isto eliminou 40% das possibilidades!) e outra não come carne vermelha, nem frango ensopado (isto eliminou mais 50% das possibilidades!)! Sobraram 10% de possibilidades que na verdade não sabíamos bem quais eram! Rsrsrsrs...
Podíamos fazer um peixe, mas para ser mineiro o melhor é que fosse peixe de rio, especialmente surubim. Mas nunca fizemos antes! Ou podia ser frango (assado, frito, grelhado) desde que não fosse ensopado!
Farofa seria um acompanhamento ótimo: bem mineiro e que adoramos! Mas queríamos uma farofa diferente, com um 'que' especial... pesquisamos na internet, 'googlamos', testamos e erramos, até enfim chegar chegar na receita ideal de farofa de maracujá, feita com farinha de milho! (Inspirações aqui e aqui.) O legal desta receita é o azedinho do suco e o crocante das sementes!


Farofa de maracujá (para umas 8 pessoas):
  • 1kg farinha de milho (para ser mais mineirinha e ficar bem amarelinha!)
  • 1 cebola ralada
  • umas 75g de manteiga com sal
  • umas 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 maracujá grande
  • sal e pimenta do reino branca moía na hora - ambos a gosto
O segredo é não exagerar no maracujá, para não ficar uma farofa azeda! Na primeira vez nós erramos feio!


Aquecer o azeite junto com a manteiga e colocar a cebola para murchar. Em seguida colocar a polpa de maracujá. Aqui o outro segredo: refogar por uns 5 minutos, até que a polpa se solte totalmente das sementes. Depois ir colocando a farinha aos poucos e controlar para não ficar muito seca, nem muito molhada. Tem um ponto ideal que a farofa fica úmida, mas bem soltinha! Depois é só corrigir o sal e colocar pimenta a gosto.


Bem, decididos pela farofa, faltava o prato principal... Me lembrei que minha sogra sempre faz um franguinho na cerveja, bem temperadinho, que é simplesmente divino e achei que combinaria muito bem! Resolvemos testar e ... realmente combinou muito bem! Então ficou resolvido: sobrecoxas de frango assadas na cerveja preta! Aí, começamos a testar e praticar a combinação diversas vezes, para não ter erro no dia!


Confirmamos que a receita era boa poucos dias antes do Natal, quando hospedamos meu primo e sua esposa, super queridos, e servimos esta combinação no almoço. Eles disseram que adoraram e inclusive quiseram saber como fazer! Mas eles comem bem pouquinho e como são super educados a gente ainda tinha dúvidas se o prato era BOM ou apenas bonzinho... Porém alguns dias depois, quando eles já tinham voltado para sua cidade, meu primo mandou um email para o marido lindo perguntando mais detalhes sobre a receita porque eles queriam muito fazer! Ebaaaa! Eles gostaram muito mesmo!


Frango na cerveja preta
(calcular uns 2 pedaços de frango por pessoa e o resto é no olho - ou no sentimento, como diz o lindo!)


Sobrecoxas de frango
Alho, Sal, Molho Inglês, Coloral e Páprica Picante
Cerveja Escura (nós usamos a Caracu)
Bacon em fatias


Temperar o frango com antecedência (pelo menos umas 6 horas antes, se puder ser mais, melhor!) e deixar marinando no tempero. Marido lindo gosta de colocar tudo em um saco de plástico, bem amarrado na geladeira e mexer algumas vezes ao longo do dia. Parece que a Nigella já ensinou isto... Na hora de assar, dispor em um pirex ou refratário e por cima de cada pedaço colocar uma ou meia fatia de bacon. (Se você não gosta ou acha pouco saudável pode colocar apenas um pedacinho! Ele dá um aroma especial, um gostinho delicioso e ajuda a deixar o frango úmido, sem tostar a parte de cima! Nossos anfitriões, que não comem carne de porco, optaram simplesmente por tirar o bacon na hora de servir, para não perderem nada!) Depois é só colocar a cerveja até cobrir uns 2/3 da altura do frango. Assar em forno médio, nos primeiros 10 minutos coberto com papel alumínio e depois sem ele para dourar e secar (não totalmente!) a cerveja (não sei por quanto tempo! de novo, vai pelo sentimento...).




Para acompanhar, optamos por uma salada de tomatinhos italianos (partir em 2 ou 4 pedaços - dependendo do tamanho - colocar um pouquinho de sal e depois de alguns minutos drenar o excesso de líquido), salada de agrião com queijo parmesão em lascas, temperada com azeite, e arroz branco.



O mais legal é que os responsáveis pela sobremesa entraram totalmente no clima e interpretaram super bem o conceito da culinária folk!


Mesmo sem termos combinado nada, um levou: Sorvete de queijo e Calda de Goiabada...



... e o outro casal levou Mousse de Doce de Leite!


Tudo divino, mineiro e com um toque especial! Preciso falar mais alguma coisa?


Ah! Preciso sim: que os anfitriões como sempre nos receberam com queijos, pestiscos e vinhos e que os tradicionais 'chefs', apesar de terem também levado vinhos, se sentiram com as mão vazias e acharam muito estranho pela primeira vez estarem fora da cozinha! Rsrsrs...

5 comentários:

"Manjares da Manu" disse...

Nossa tudo devia de estar bem delicioso!!!A farofa ficou linda!!!E esta mousse de doce de leite, deve ter ficado tudo de bom!!!Coloca a receita !!!!

Bjs...Ótima semana!!!

c r i s disse...

Flavinha, que coisa maravilhosa! Fiquei para da no mousse de doce de leite e olha que nem sou assim tão fã de doces, mas estes me deixaram com água na boca e no teclado...receita copiada! Bjinho!!

Paula Pacheco disse...

Oi Flavinha, que cantinho mais bommmmm, e ter um chef em casa é maravilha, adorei saber do termo folk, agora vou fazer algo parecido, e que jantar hummm, adorei tudinho, cada comidinha contemporanea diria eu...ja vou te linkar,
bjs
Paula

Marly disse...

Olá,
Nas minhas andanças pela blogosfera, acabei chegando aqui, e gostei do blog! Vou me incluir entre os seguidores.

PH disse...

Sei bem quem é o primo e esposa que comem como passarinhos...

rsrsrsr