sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Rainha Roxinha!!! Minha primeira participação no Rei da Vez!


Estava em casa sozinha, pois o marido tinha feito uma viagem a trabalho. A noite estava fria e na geladeira eu tinha uma beterraba e uma cenoura! Na fruteira tinha também uma batata! Perfeito para uma porção individual de sopa cremosa, eu pensei!

Eu lembrei que já tinha visto uma receita de sopa cremosa de beterraba no blog da Fabrícia, o Sopa Vermelha... E também já tinha visto uma receita de sopa cremosa de cenoura com gengibre em outro blog... Só que bateu 'aquela' preguiça de ligar o computador, buscar os blogs, imprimir as receitas e depois ter que adaptar, porque é lógico que eu não teria todos os ingredientes, né?

Então eu resolvi criar a minha própria receita, inspirada no que eu já tinha lido e seguir a minha intuição... Já que era só pra mim dava para arriscar, né?

E não é que deu certo?!? Eu achei que ficou uma delícia! Pena que eu fiz tudo 'no olho' e não anotei logo depois... Mesmo assim vou fazer um esforço para lembrar agora e participar pela primeira vez do Rei da Vez, lá no Colher de Tacho!

Sopa Cremosa de Beterraba

(porção individual)

  • 1 beterraba pequena
  • 1 cenoura pequena

  • 1batata pquena

  • 1 dente de alho inteiro

  • 1 pedaço de gengibre inteiro e descascado (do mesmo tamanho do dente de alho)

  • alguns raminhos de salsinha

  • algumas cebolinhas inteiras

  • 1 ramo pequenino de alecrim
  • 3 colheres de sopa de molho de tomate (eu fui colocando aos poucos e provando até ver se já tinha a cidez que eu queria para equilibrar com o doce da beterraba)

  • sal e pimenta do reino
  • mais um pedaço de gengibre para ralar
Lavei a beterraba e coloquei para cozinhar uma panela pequena com casca e tudo, por uns 15 minnutos. Retirei a beterraba e deixei esfriar um pouquinho para descascar. Enquanto esfriava, na mesma água da beterraba, coloquei a cenoura e depois a batata picadas em cubos médios. Acrescentei então o alecrim, a salsinha, a cebolinha (todos da minha hortinha em vasos), o gengibre e o alho, tudo inteiro, sem picar, pois eu queria o gostinho, mas não queria bater tudo junto depois. Acrescentei sal. Piquei a beterraba e coloquei também. Deixei cozinhar até ficar tudo bem macio e a água reduzir bastante.


Aí, desliguei o fogo, retirei o alecrim, a salsinha, a cebolinha, o gengibre e o alho (difícil foi distinguir o alho e o gengibre do resto que a esta altura tudo já estava tingido!) e deixei esfriar só um pouquinho, pois bati na própria panela usando o mixer (assim não teve a etapa: passa para o liquidificador, volta para a panela e lava o danado!). Tudo batido e cremoso, acendi novamente o fogo e acresceitei o molho de tomate, corrigi o sal, coloquei pimenta do reino e ralei mais um bocadinho de gengibre, que deu o toque especial (mas é para quem gosta!).


Servi em uma cumbuca e finalizei e enfeitei colocando uma colher de chá de manteiga, cebolinha picada e um pouquinho de queijo parmesão ralado.

Assim esquentei a minha noite, com saudades do marido lindo, mas alimentada e saudável!



Sei que a receita não é inédita nem extravagante, mas, para quem está no início da aventura culinária, fico muito feliz de participar da blogagem coletiva!

4 comentários:

laila radice disse...

Flavinha...para de ser modesta..ficou linda sua sopa..e a perepção de colocar a massa de tomate pra equilibrar acidez/doçura voude um gourmand....bjs

ameixa seca disse...

A beterraba é linda! Esta sopa devia estar deliciosa com as aromáticas pelo meio. Boa participação :)

Odete disse...

Oi Flavinha, obrigada pela visita. Tambem gosto muito de beterrabas e essa sopa ta boa...
Sobre a raiz forte, da certo sim com a comprada em pasta, ate porque nao eh sempre que se encontra ela fresca. Acho que raiz forte e beterraba casa muito bem, uso ate quando faco elas picadinhas.
beijo e bom dia

Viviane Peçanha disse...

Achei muioto bonita a sopa!!!
E a combinação de beterraba, gengibre e sashimi de salmão é mesmo inusitada, mas uma verdadeira delícia!
Experimente e me diga depois!!!
Bjs!
Acrescentei seu blog na minha listinha pra visitar!