domingo, 30 de março de 2008

Post Urgente! Alguém me ajuda?

Acabo de preparar e comer, junto com o maridinho, uma saladinha que eu mesma inveitei, na hora do aperto! E agora tenho que passar este post na frente de tantos outros que já estão na fila aqui na minha caixola!

O motivo do aperto e da urgência eu explico: preciso inventar maneiras para consumir uma grande quantidade de grão-de-bico em pouco tempo! Alguém pode me ajudar?

A história é a seguinte: o marido-lindo-cozinheiro, que não tem medo nenhum de se arriscar na cozinha, cozinhou um pacote inteiro de grão-de-bico para fazer Hummus. Ele fez e ficou uma delícia! Comemos com pedacinhos de pão sírio acompanhando com uma cervejinha gelada, pois ninguém é de ferro e tava um calorzão!

Foi a primeira vez que compramos grão-de-bico e ele juntou duas receitas que encontrou, utilizando até óleo de gergelim natural que encontrou em uma mercearia japonesa. ... Mas é claro que ele não usou nem 1/3 do grão-de-bico que cozinhou, né? Afinal somos apenas nós 2 aqui em casa! Enfim, agora temos muito Hummus (que eu acho que não estraga tão rápido, pois está condimentado) e muito grão-de-bico cozido!

A saladinha que inventei foi para usar um pouco do grão e outros ingredientes que tinha em casa! Cenoura, alface, tomate... Olha ela aí:


Fiz mais ou menos assim:

Folhas de alface. Meio pão sírio, coberto com um pouquinho de mussarela e folhinhas de óregano direto do vasinho, que eu aqueci só para o queijo amolecer um pouquinho. Tomate em cubinhos, cenoura ralada e grão-de-bico temperados com uma mistura de azeite, vinagre, hummus, sal e pimenta do reino.

Ficou gostosinha, mas podia ter ficado melhor... Ainda estou aprendendo... O molhinho ficou meio tímido na quantidade de sal e pimenta! Na hora de comer tivemos que colocar mais! Ainda não acertei a mão, mas eu chego lá! Mesmo assim comemos e o marido gostou e ainda elogiou a arrumação do prato e da mesa! Estou aprendendo com a Fabrícia!


Então, se alguém tiver sugestão de como usar o grão-de-bico e o Hummus eu vou ficar bem contente!

12 comentários:

Fabrícia disse...

Flavinha que luxo...arrasou garota. Com grão-de-bico tem muita coisa deliciosa..... já pensou colocar no molho do macarrão? Fica sensacional e é tipicamente tunisiano.
Bjcas e um lindo dia para ti.

Cristiane disse...

Oi Flavinha!
Obrigada pela visita! Espero receber sua visita novamente!
Bom, quanto ao grao-de-bico, acho que tenho uma receitinha para voce. Eu a fiz esses dias, e meu marido adorou (ate pediu para eu fazer de novo).
E' muito simples: misture um copo de grao-de-bico com um tomate e uma cebola picados, e ponha a quantidade de salsinha ou coentro que voce quiser. Para o molho, misture umas cinco colheres de vinagre balsamico (se for o 'branco' vai ficar muito forte!), umas quatro de suco de limao, umas quatro de azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Na verdade, a proporcao e quantidade ficam a seu criterio. Misture tudo e deixe na geladeira uns minutinhos para resfriar. Espero que voces gostem!
Beijos

Laurinha disse...

Olá, vim visitá-la, e já estou vendo que você está se saindo muito bem!!! Esta saladinha é 10! Parabéns!
Beijinhos,

Filipa disse...

Olá Flavinha! Obrigado pela visia lá ao meu cantinho :)
Vim aqui conhecer o seu e estou a adorar, muito boas dicas e receitas fabulosas.
Vou adicionar o seu link lá no meu blog, assim voltarei sempre.

Em relação à pergunta que deixou lá nos meus queques de framboesa, sim pode fazer a mesma receita mas usando amoras ou cerejas. Com morangos penso que não daria muito certo mas é uma questão de experimentar...

Beijinhos

Gourmandisebrasil disse...

Faça falafel com grão de bico! Eu até congelo!
Qto as forminhas para torrões de açúcar, pode usar sim as para chocolate. As de silicone ficam mais complicadas, pois dou uma prensandinha com os dedos (o silicone poderia ficar torto).
bjo,
Nina.

Anônimo disse...

Flavinha, tenho uma ótima dica pra vc!!! Há um tempinho atrás o rei da quinzena era o grão-de-bico! Não sei se vc já conhece o "Rei da Quinzena" do "Colher de Tacho", mas deixo aqui o link com todas as receitas que os foodbloguers participaram durante o reinado desse grão! São 27 receitas para vc aproveitar o seu grão-de-bico :D

esse é o link:
http://reidacolher.blogspot.com/search/label/rei%20gr%C3%A3o%20de%20bico

e adorei sua visita! vou adicionar a sua cozinha lá na minha, ok? Esperarei sua visita novamente e Seja Bem-Vinda ao mundo da cozinha virtual!!
beijinhos!
Gi
www.coffeeandcoffee.blogspot.com
beijinhos!!!

Marcia disse...

Oi, Flavinha! Tua salada arrasou... Tenho uma receita de sopa de batatas com grão de bico e alho porró no meu blog. Com a chegada do outono, acho que vai bem! Bjs

Ana Canuto disse...

Flavinha:
Experimente fazer o grão de bico como uma feijoada, com as suas carnes preferidas.
Às vezes eu faço só com legumes, noutras coloco peito de frango em cubinhos, linguiça calabresa e paio também ficam muito bons.
Se quiser mais detalhes me mande em email.

Beijos pra você.

Ana Canuto disse...

Flavinha:
Experimente fazer o grão de bico como uma feijoada, com as suas carnes preferidas.
Às vezes eu faço só com legumes, noutras coloco peito de frango em cubinhos, linguiça calabresa e paio também ficam muito bons.
Se quiser mais detalhes me mande em email.

Beijos pra você.

claudia disse...

Grão de bico é óptimo cozido com uns chouriços às rodelas e tudo misturado num refogado!!

laila radice disse...

vejo q foram mtas sugestoes mas penso q tantos pratos com grao de bico enjoa né/ congela e dpeois vc tira do freezer aos poucos bate uma sopinha, fa zpoutra salada, um cozido...bjs

Flavinha disse...

Nossa! Quanta idéia boa! Adorei todas as sugestões! Pena que a correria do dia-a-dia não me deixa muito tempo! Mas está tudo anotado, esperando o momento! Muito obrigada! Flavinha.