sábado, 20 de março de 2010

Café dos velhos tempos!!!


Outro dia meu pai estava a reclamar que o café feito em sua casa não tem mais o mesmo sabor e, especialmente, que ele tem cada dia um sabor!

A explicação segundo ele é simples e nostálgica: antigamente os coadores de café eram de flanela e quanto mais velhinho o coador melhor era o café... Para garantir que o café tivesse o mesmo sabor todos os dias, o coador não era nem lavado de um dia para o outro! Deixava-se o pó depois de coar o café do dia e antes de fazer novo café no dia seguinte é que se tirava o pó deixando o coador apenas sob água corrente, sem sabão nem nada!

Atualmente, o coador é de uma malha sintética e para piorar a situação a minha vó (cabeça dura como só ela, mas que eu amo demais!) cisma de lavar o coador com detergente e vira e mexe ainda o coloca de molho na água sanitária "que é para ele ficar branquinho e bunitinho de novo"!

Ainda em clima de nostalgia e sobre café, há mais tempo meu pai também dizia que café bom era aquele passado na hora, água fervida no fogão a lenha, e servido nas xícaras esmaltadas que queimavam os lábios de tão quentes que ficavam!

Lá no sítio ainda temos: velhinhas, azuis e decoradas como estas!


Para minha surpresa e alegria em minha última ida ao Mercado Central me deparei com isto:

Um coador de flanela, para passar um café individual na xícara esmaltada! Claro que eu não resisti e comprei para presentear o meu pai! Vou ficar devendo apenas o fogão a lenha! Rsrsrs...


11 comentários:

Ana Canuto disse...

Ai, as canequinhas de vó, que lindinhas e originais.
Vcs ferveram o coador antes do primeiro uso, com água e pó de café ? Ensinamento dos antigos...hehehe...
O coador de pano é ecológico e econômico. Imagine quanto é usado p branquear os de papel, tinta para as caixas, etc, e tal.
Um beijo, bom domingo.

Flavinha disse...

Ana,

Eu realmente não sabia desta de ferver o coador com água e café antes do primeiro uso, mas assim que dei o presente para meu pai foi exatamente isto que a minha mãe explicou!

Beijinhos e bom domingo para você também!

Gina disse...

Engraçado, um belo dia meu pai chegou em casa com um coador de pano e minha mãe voltou a usá-lo depois de muitos anos usando o de papel. E assim está até agora, mas já adquiriu novamente o outro...
Particularmente tenho uma cisma, sem explicação, pelo coador de pano, embora goste de tudo que é antigo. Acho que o sabor não fica igual, mas ela mora no interior e a marca de café também é diferente. Só sei que não me adapto ao café de lá...
Bjs.

c r i s disse...

Flavinha, adorei teu achado no mercadão, lindeza! Teu pai deve ter adorado!!
Tava te devendo uma visitinha! amei teu cantinho!

Bjo!!

Lud disse...

Ah! Nostalgia pura! Lá no sítio também tem dessas canquinhas esmaltadas! Um conjunto verde,com uma chaleirinha... com florzinhas pintadas..
Eu não bebo café (bebia muito quando era mais nova, mas desgostei...) mas eu adoro sentir um cheirinho de café fresco... de café sendo torrado, então! Muito bom! Adorei a idéia do coador com a canequinha! Beijinhos...

Blog da Nô disse...

Querida Flavinha!
Muito obrigada pelo seu carinho! Já estou melhorando e, aos poucos, voltando à ativa! Assim que eu gosto!
Quanto a sua dúvida: eu usaria o queijo de coalho no lugar do feta, pois tem uma textura muito parecida. Mas pode usar um outro queijo ao seu gosto! Usei o feta porque era o que tinha na minha geladeira!
Adorei saber que gostou da torta! Eu também gosto muito! É uma receita da minha mãe. Na verdade ela usa o creme de leite, mas eu troquei por iogurte!
Beijos!
:o)
P.S.: Eu prefiro o café no coador de pano!!!

Carlos Alberto de Lima disse...

Você não quer fazer uma exportação aqui para o Rio de Janeiro?

Ando procurando algo já faz um bom tempo e não encontro por aqui...

Bió disse...

Tenho procurado tanto esses coadores individuais por aqui em SP ou pela internet, mas não acho... Se alguém tiver uma dica, me manda?

Anônimo disse...

No mercado livre tem essa cafeteira individual

Bió disse...

Gente, aqui na Haus agora temos o conjuntinho do coador com a caneca e temos também muitos outros ítens para incrementar o "café das antigas"! Bule, leiteira, açucareiro, canequinhas... tudo de ágata!Uma graça!
Passa lá! Mandamos para o Brasil inteiro!
http://hausobjetosdedecoracao.com.br/index.php?route=product/product&filter_name=coador&product_id=526

jainelulferts disse...

Tritanium Pan-Soluble Bead-Tin | Titanium Pads
Tritanium-Solutions: A true premium vegetable oil recipe with 2017 ford fusion energi titanium perfect blend 블랙 잭 of where is titanium found pure habanero, garlic, and onion for a titanium nitride gun coating delicious Ingredients: Baking Oil, Salt, and Spices: Natural, race tech titanium Dehydrated, Serving Size: 7 Ingredients: Fresh Mangalice, Salt, Cane, Xanthan Gum, $6.49 · ‎In stock