sexta-feira, 27 de março de 2009
3 Cristinas, unhas compridas e uma memória de elefante!
Brincamos, colorimos, contamos estórias e assistimos um DVD do Chaves, o da série mexicana mesmo, bem tosco, que o marido lindo adora!
Para não perder tempo fazendo almoço resolvi buscar três marmitinhas caseiras que um casal bem simpático faz para vender aqui pertinho da minha casa! O menininho fofo, claro, nunca tinha comido de marmita e, como ele não é muito fã de comida (comer pra quê? - ele deve pensar), no caminho fui explicando que íamos comprar o nosso almoço e que seria uma comidinha muito gostosa feita por uma ótima cozinheira com o mesmo nome da mãe dele: Cristina.
Este ano o menininho foi matriculado em um colégio grande, onde ele tem aulas de educação física e... Adivinhem como se chama a professora de educação física? Ele mesmo foi quem me contou dizendo assim:
-Tia Cacá, sabia que agola eu já conheço 3 Clistinas? Uma é a mamãe, a númelo 2 é que faz o almoço pala você compla e a númelo 3 é a plofessola de educação física!
Fico impressionada com a memória dele!
Tem um outro fato que eu acho até mais impressionante e meio embaraçoso também, mas fazer o que se ele não esquece nunca?! ...Quando ele tinha uns 2 anos e meio eu e a minha irmã estávamos brincando com ele na piscina, só que ele estava sem bóia e na ânsia de segurá-lo para não deixá-lo beber água acabei arranhando as costas dele com minhas unhas, que estavam bem grandinhas no dia! E arranhou muito mesmo! Ele chorou! Fiquei com dó! Expliquei para ele que eu não tinha feito por mal, mas que eu deveria ter cortado minhas unhas antes de brincar com ele na piscina... Gente, até hoje ele lembra disso!!! Ele já está com 4 anos e meio e toda vez que a gente vai nadar ou que ele vê as minhas unhas grandes ele conta sobre o dia em que eu arranhei as suas costas... Rsrsrs...
quinta-feira, 12 de março de 2009
Comilança Natalina (Mais um post da série 'MUITO Atrasados'!)
O 'comilança' do título é mais pelo fato de eu ter resolvido agrupar em um só post todas as ceias, lanches e almoços de Natal e Ano Novo, na tentativa desesperada de atualizar este cantinho antes da Páscoa chegar, porque o carnaval já era ! Rsrsrs...
A maratona começou no dia 22 de dezembro com um lanche, no pequenino apê, com a desculpa de comemorarmos antecipadamente o aniversário do marido lindo, na ocasião protagonizando todo seu lado tio e padrinho. Como os menininhos fofos não passariam o Natal em nossa cidade, eu não poderia deixar de tê-los na minha casa, com direito a árvore de jujuba, mini bolos e muita animação!
6 colheres de sopa de azeute
6 abobrinhas pequenas cortadas em tiras finas no sentido do comprimento
50 ramos de alecrim fresco com folhas apenas nas pontas
50 bolinhas de mussarela de búfala (ou 50 cubinhos do queijo de sua preferência)
25 tomates-cereja cortados ao meio (eu usei mini tomates italianos, que são mais vermelhinhos)
1 colher de chá de pimenta calabresa
1 colher de sopa de orégano seco
sal a gosto
Em uma frigideira antiaderente, untada com azeite, grelhe as tiras de abobrinhas até ficarem ligeiramente douradas. Reserve. Em cada ramo de alecrim, espete uma fatia dobrada de abobrinha, uma bolinha de mussarela e meio tomatinho. Em uma tijela pequena misture o azeite restante com a pimenta, o óregano e sal. Tempere os ramos de alecrim montados e sirva.
A ceia teve arroz branco, rosbife, Raviolone de Mussarela Búfala com molho quatro queijos e a estreante salada Waldorf 'à nossa moda'. ...Tradicionalmente na minha família na ceia natalina não podia faltar um salpicão, feito pela minha vó, uma receita que só ela faz! Mas este ano o salpicão acabou designado para o almoço do dia 1º de janeiro e resolvemos experimentar a salada waldorf, só que ao invés de colocarmos maçã e/ou abacaxi, resolvemos utilizar carambolas do sítio! Ficou uma delícia! Esta receita acho que também vale a pena deixar aqui:

1 e 1/2 xícara de carambolas picadas;
2 limões
1 xícara (chá) de nozes picadas
1 e 1/2 xícara de salsão
1 e 1/2 xícara de Presunto de Frango Defumado em cubinhos
1 copo de iogurte natural o
4 colheres (sopa) de maionese
Numa tigela, misture bem os cubinhos de carambola com o suco de limão. Reserve.
Lave bem o salsão/aipo sob água corrente. Corte os talos em cubinhos.
Numa tigela grande, misture bem o salsão, as nozes picadas, os cubinhos de carambola, os cubinhos de presunto de frango, o iogurte e a maionese. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa novamente e sirva.
O almoço do dia 25, aniversário do marido lindo, na casa dos meus sogros, foi de muita inovação! E só de lembrar fico com água na boca! E neste eu só participei comendo, mesmo! Foi minha sogra que fez tudo!
Manga picada, peito de frango defumado desfiado, salsão em cubos, tomate cereja picado e creme de leite ou iogurte natural. Tudo isso misturado e colocado em taças individuais forrado com uma folha de alface crespa e coroado com uma pequena bola do sorvete! Hummmm.... Divino!
Prato principal: Bacalhau à moda da minha sogra... Sei que leva batata inglesa, batata doce, couve picadinha e tomates! É maravilhoso!
Tudo arrumado com muito carinho e capricho! O marido lindo escolheu o cardápio e foi o chef, eu só ajudei! E o resultado não poderia ter sido melhor: olha o meu prato aí!
Para preparar do cuscuz nós seguimos as instruções da embalagem e acrescentamos os ingredientes do Cuscuz Festivo da Nigella - 500g de cuscuz seco, misturado com 100g uva passa branca, 1/2 colher de sopa de páprica doce e picante misturadas, 1/2 colher de sopa cominho em pó, 1/2 colher de sopa de coentro em pó, 1/4 colher de sopa de canela em pó, sal (aproximadamente 2 colheres de sopa). Sobre esta mistura jogar 1 litro de agua fervente (ou caldo ralo de legume, peixe ou frango, cuidado com o sal neste caso!), tampar com plástico filme e esperar que o líqudo seja completamente absorvido. Decorar com salsinha e sementes de romã!
...Para acompanhar um peixe assado com legumes!
A receita do Peixe assado com Legumes também veio da Revista Cláudia Natal:
01 peixe inteiro (próprio para assar, nós usamos uma anchova) de 2,5KG, limpo, aberto pela barriga
Sal e pimeita do reino a gosto
Suco de 01 limão
1/4 de xícara de cachaça
2 folhas de louro
1/2 xícara de azeite
2 limões sem casca e sem a pele branca, cortado em gomos
2 Kg de batat-doce cortadas em gomos
4 cenouras cortadas em palitos grossos
1/2 Kg de cebola-pérola
4 talos de alho-poró pequenos, cortados ao meio no sentido do comprimento
4 cebolas grandes cortadas em rodelas grossas
Em uma assadeira tempere o peixe com sal, pimenta, o suco de limão, a cachaça, o louro e a metade do azeite. Disponha os gomos de limão dentro da barriga do peixe. Feche com palitos e amarre com um barbante. Reserve. Em uma tigela, tempere a batata-doce, a cenoura, a cebola e o alho-poró com sal. Reserve. Em uma assadeira forrada com as rodelas de cebola, leve o peixe ao forno bem quente (250°C), preaquecido, por 40 minutos. Retire a assadeira do forno e espalhe os legumes temperados ao redor do peixe. Regue com o restante do azeite e, se necessário, acrescente 1/2 xícara de água fervente. Asse por mais 20 minutos ou até que os legumes estejam dourados.
Para finalizar o post das comilanças, a Ceia do Reveillon: salada de bacalhau com feijão fradinho foi a surpresa da noite!
E ainda teve: salada verde com sementes de romã, arroz com lentilha e massa verde recheada de ricota e nozes ao molho 4 queijos! Com direito a muitas simpatias, brindes, desejos para o ano novo e muitos agradecimentos pelo ano que passou!
sábado, 7 de março de 2009
"Arrume" sua casa para o natal! (Mais um post MUUUUITO atrasado!)

Acabei montando minha pequena árvore bem tradicional mesmo, com enfeites de madeira onde predomina o vermelho.
Mas coloquei a idéia fixa na cabeça de arrumar a casa de um jeito diferente, mais original, tirando partido de seus próprios elementos...
Na verdade mesmo nos anos anteriores eu já fazia algo do tipo: tenho na sala três quadrinhos em forma de nicho que, durante o ano, abrigam um boi bumbá com peças nordestinas de mestre vitalino, mas, na época natalina abrigam três presépios. Desta vez, ficou assim:
O aparador da sala também tem seus adornos substituídos por outro presépio. Este ano o presépio tradicional foi parar embaixo do aparador, mas sem perder o status. Sobre o aparador fiz arranjos com bolas, velas, pinhas e sempre-vivas, além de um presépio chileno esculpido em um palito de fósforo.