quinta-feira, 12 de março de 2009

Comilança Natalina (Mais um post da série 'MUITO Atrasados'!)

Até que este ano a comilança não foi tão exagerada! Foi tudo bem planejado, mais saudável e sem quantidades exageradas!

O 'comilança' do título é mais pelo fato de eu ter resolvido agrupar em um só post todas as ceias, lanches e almoços de Natal e Ano Novo, na tentativa desesperada de atualizar este cantinho antes da Páscoa chegar, porque o carnaval já era ! Rsrsrs...

A maratona começou no dia 22 de dezembro com um lanche, no pequenino apê, com a desculpa de comemorarmos antecipadamente o aniversário do marido lindo, na ocasião protagonizando todo seu lado tio e padrinho. Como os menininhos fofos não passariam o Natal em nossa cidade, eu não poderia deixar de tê-los na minha casa, com direito a árvore de jujuba, mini bolos e muita animação!


Para a noite de Natal, caprichamos nos petiscos: repeteco de tâmaras com manteiga, da Fabrícia, e de damascos recheados, do Rainhas. Nozes, pistaches, castanhas e avelãs.

A novidade com visual e sabor que agradou muito foram os espetinhos de tomatinho, queijo e abobrinha no ramo de alecrim que eu tirei da Revista Cláudia Natal. É realmente uma delícia, além de encher os olhos, acho que vale a pena deixar a receita:

6 colheres de sopa de azeute
6 abobrinhas pequenas cortadas em tiras finas no sentido do comprimento
50 ramos de alecrim fresco com folhas apenas nas pontas
50 bolinhas de mussarela de búfala (ou 50 cubinhos do queijo de sua preferência)
25 tomates-cereja cortados ao meio (eu usei mini tomates italianos, que são mais vermelhinhos)
1 colher de chá de pimenta calabresa
1 colher de sopa de orégano seco
sal a gosto

Em uma frigideira antiaderente, untada com azeite, grelhe as tiras de abobrinhas até ficarem ligeiramente douradas. Reserve. Em cada ramo de alecrim, espete uma fatia dobrada de abobrinha, uma bolinha de mussarela e meio tomatinho. Em uma tijela pequena misture o azeite restante com a pimenta, o óregano e sal. Tempere os ramos de alecrim montados e sirva.

A ceia teve arroz branco, rosbife, Raviolone de Mussarela Búfala com molho quatro queijos e a estreante salada Waldorf 'à nossa moda'. ...Tradicionalmente na minha família na ceia natalina não podia faltar um salpicão, feito pela minha vó, uma receita que só ela faz! Mas este ano o salpicão acabou designado para o almoço do dia 1º de janeiro e resolvemos experimentar a salada waldorf, só que ao invés de colocarmos maçã e/ou abacaxi, resolvemos utilizar carambolas do sítio! Ficou uma delícia! Esta receita acho que também vale a pena deixar aqui:

Salada Waldorf 'à nossa moda' (foi mais ou menos assim):

1 e 1/2 xícara de carambolas picadas;

2 limões

1 xícara (chá) de nozes picadas

1 e 1/2 xícara de salsão

1 e 1/2 xícara de Presunto de Frango Defumado em cubinhos

1 copo de iogurte natural o

4 colheres (sopa) de maionese


Numa tigela, misture bem os cubinhos de carambola com o suco de limão. Reserve.

Lave bem o salsão/aipo sob água corrente. Corte os talos em cubinhos.

Numa tigela grande, misture bem o salsão, as nozes picadas, os cubinhos de carambola, os cubinhos de presunto de frango, o iogurte e a maionese. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa novamente e sirva.


O almoço do dia 25, aniversário do marido lindo, na casa dos meus sogros, foi de muita inovação! E só de lembrar fico com água na boca! E neste eu só participei comendo, mesmo! Foi minha sogra que fez tudo!

Entrada: Salada com sorvete de manjericão. Nunca imaginei que pudesse ser uma combinação tão deliciosa e super tropical!

Manga picada, peito de frango defumado desfiado, salsão em cubos, tomate cereja picado e creme de leite ou iogurte natural. Tudo isso misturado e colocado em taças individuais forrado com uma folha de alface crespa e coroado com uma pequena bola do sorvete! Hummmm.... Divino!

Prato principal: Bacalhau à moda da minha sogra... Sei que leva batata inglesa, batata doce, couve picadinha e tomates! É maravilhoso!

Antes da Ceia de Ano Novo ainda fizemos no pequenino apê um almoço especial para comemorar o anversário do meu sogro:
Tudo arrumado com muito carinho e capricho! O marido lindo escolheu o cardápio e foi o chef, eu só ajudei! E o resultado não poderia ter sido melhor: olha o meu prato aí!

Cuzcus marroquino da Nigela...

Para preparar do cuscuz nós seguimos as instruções da embalagem e acrescentamos os ingredientes do Cuscuz Festivo da Nigella - 500g de cuscuz seco, misturado com 100g uva passa branca, 1/2 colher de sopa de páprica doce e picante misturadas, 1/2 colher de sopa cominho em pó, 1/2 colher de sopa de coentro em pó, 1/4 colher de sopa de canela em pó, sal (aproximadamente 2 colheres de sopa). Sobre esta mistura jogar 1 litro de agua fervente (ou caldo ralo de legume, peixe ou frango, cuidado com o sal neste caso!), tampar com plástico filme e esperar que o líqudo seja completamente absorvido. Decorar com salsinha e sementes de romã!

...Para acompanhar um peixe assado com legumes!

A receita do Peixe assado com Legumes também veio da Revista Cláudia Natal:
01 peixe inteiro (próprio para assar, nós usamos uma anchova) de 2,5KG, limpo, aberto pela barriga
Sal e pimeita do reino a gosto
Suco de 01 limão
1/4 de xícara de cachaça
2 folhas de louro
1/2 xícara de azeite
2 limões sem casca e sem a pele branca, cortado em gomos
2 Kg de batat-doce cortadas em gomos
4 cenouras cortadas em palitos grossos
1/2 Kg de cebola-pérola
4 talos de alho-poró pequenos, cortados ao meio no sentido do comprimento
4 cebolas grandes cortadas em rodelas grossas

Em uma assadeira tempere o peixe com sal, pimenta, o suco de limão, a cachaça, o louro e a metade do azeite. Disponha os gomos de limão dentro da barriga do peixe. Feche com palitos e amarre com um barbante. Reserve. Em uma tigela, tempere a batata-doce, a cenoura, a cebola e o alho-poró com sal. Reserve. Em uma assadeira forrada com as rodelas de cebola, leve o peixe ao forno bem quente (250°C), preaquecido, por 40 minutos. Retire a assadeira do forno e espalhe os legumes temperados ao redor do peixe. Regue com o restante do azeite e, se necessário, acrescente 1/2 xícara de água fervente. Asse por mais 20 minutos ou até que os legumes estejam dourados.

A sobremesa foi contribuição da minha mãe: Sorvete de manga! Muito refrescante, natural e dietético (para atender quem tem restrição de açucar): polpa congelada de manga (manga picada batida com o mínimo de água), creme de leite e adoçante em pó culinário.


Para finalizar o post das comilanças, a Ceia do Reveillon: salada de bacalhau com feijão fradinho foi a surpresa da noite!

E ainda teve: salada verde com sementes de romã, arroz com lentilha e massa verde recheada de ricota e nozes ao molho 4 queijos! Com direito a muitas simpatias, brindes, desejos para o ano novo e muitos agradecimentos pelo ano que passou!

Ah! Não podiam faltar as castanhas portuguesas! A melhor parte na opnião do marido lindo!

11 comentários:

ameixa seca disse...

Quanta coisa! Confesso que foi uma inovação ver uma salada com sorvete... super interessante :) Também gostei muito dos espetinhos, super chic ;)

Fabrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrícia disse...

Querida foi mesmo um super banquete. Adorei todas as receitas....o alecrim eu um toque magico aos tomatinhos ... lindo. Tudo tao refrescante e perfumado ...
Bjcas...

Nana disse...

Amiga, tanta coisa, depois disso só regime para salvar o 2009 amiga!
Mas adorei tudo, quero a receita do sorvete de manjericão.
Bjs

Gina disse...

Gostei dos espetinhos, bem interessantes.
bjs.

Naninha disse...

Hei menina sumida, saudades de você!
Esse post tá atrasado mesmo hein?! rs
Menina que maravilha todos esses pratos, hummm
Beijos

Talula disse...

Quantas receitas maravilhosas em um só post!
:)

Letrícia disse...

Afff, quanta comida boa! Adorei os banquetes!

Beijos!

Juliana disse...

Flavinha, você é chique demais!! Estava tudo tão lindo que acho que não teria coragem de comer. Pediria para guardar, intocáveis, para o ano seguinte!! :-)

Beijinhos grandes, Ju.

Cris disse...

Oi Flavia, tudo bem? Estava lendo todos seus posts, mas parei aqui porque estava querendo fazer estes espetinhos de tomates para meu niver esta semana e adorei sua idéia do alecrim e da abobrinha... vou tentar fazer ok, muito obrigada, receitas maravilhosas... beijos! da Clistina...

Priscila L. Beneducci Afonso disse...

Que caprichosa querida! Prazer te conhecer. Estou te registrando no meu blogue. Eu moro pertinho de vc, estou em Contagem perto do Big Shooping e do Itaú Power Center. A gente vai se falar um bocado este ano, que sabe até nos conhecermos pessoalmente. Eu sou paulista, que está cada vez + mineirando de vez.

Um Abração da Pri